Meus blogs

  • Panqueca americana doce - 2 xícara de farinha de trigo 2 xícara de leite 1/2 xícara de açúcar 1 colher de fermento em pó 1 colher de café de essencia de baunilha 1 ovo Misture tudo...
  • Bolsa de mão - Tecido de pano - algodão - e tecidos de fibras naturais levam de 04 a 06 MESES, para se destruir completamente. Ou seja menos de um ano. Já tecidos sintétic...
  • CONTROLE DE PRAGAS - Cuidar das plantas dos vasos ou jardim faz toda a diferença. As pragas, se não forem combatidas a tempo, podem se espalhar e afetar outras plantas. É f...

Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Idéias para ter um jardim suspenso em casa

Quadro Vivo



Painel de Carmem Mouro, na Casa Cor Rio 2010

Foto: Leonardo Costa/MCA Estúdio
A paisagista Carmen Mouro criou um painel com tábuas de ipê para exibir na mostra Casa Cor Rio 2010. Depois, bastou fixar bromélias nele e estava pronto um jardim decorativo e muito prático. “A ideia também pode ser reproduzida em áreas internas.

Plantas epífitas - que se apoiam sobre outras, caso da bromélia -vivem sem terra e com pouca água”, diz. Basta borrifar água de 3 a 5 vezes por semana. Para deixar as folhas vistosas, passe pano úmido com uma gota de óleo mineral puro.


Plantas na Cozinha


Cozinha do chef, por Deborah Wilcox e Beatriz Slaibi, na Casa Cor Rio 2010
Foto: Leonardo Costa/MCA Estúdio
Nesta horta, os temperos ficam sempre à mão e perfumam a cozinha. “Com um pouco de sol, regas diárias e adubação mensal, qualquer horta cresce bonita”, ensina a arquiteta Ana Paula Souza, que idealizou estas jardineiras de zinco com pintura eletrostática suspensas em fios de aço.


Vasos na altura



Labirinto do tempo, por Maritza de Orleans e Bragança, na Casa Cor Rio 2010
Foto: Leonardo Costa/MCA Estúdio
Já a paisagista Maritza de Orleans e Bragança plantou minirromãs e capim australiano em vasos de fibra de coco, material ecológico e econômico. “A manutenção é simples: regue com frequência, retire sempre as folhas secas e adube a terra a cada seis meses”, explica.


Moldura Verde




Varanda do Casal, por Adriana Valle e Patrícia Carvalho, na Casa Cor Rio 2010
Foto: Leonardo Costa/MCA Estúdio
Nesta varanda, samambaias e orquídeas ganharam um quadro especial, com moldura de peroba do campo e fundo de espelho. A própria folhagem esconde os vasos de plástico, presos com ganchinhos na parede. Ideia da paisagista Anna Luiza Rothier. “A vantagem é que as plantas podem ser substituídas com facilidade. No dia a dia, basta regar”, elogia a arquiteta Adriana Valle..

Composição Natural




Recanto das mangueiras, por Anna Luiza Rothier, na Casa Cor Rio 2010
Foto: Leonardo Costa/MCA Estúdio
Pendurar as plantas em árvores é outra boa solução para poupar espaço. No bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, os moradores têm o costume de prender mudas de orquídeas, depois que as flores caem, em árvores das calçadas. “Expostas ao tempo, elas florescem naturalmente e enfeitam as ruas”, conta a paisagista Anna Luiza Rothier.
Neste jardim, ela seguiu uma proposta parecida: cobriu o tronco de uma mangueira com bromélias, cactos ripsális (conhecido como macarrão) e orquídeas chuva-de-ouro, espécies que não prejudicam a árvore. “Também pendurei lanternas com velas. À noite, criam um clima aconchegante”, completa Anna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário